Selva Digital

Internet – A selva digital: Como a internet mudou o marketing e o que isso quer dizer para a sua empresa

Caiu na teia

Quando a internet nasceu, em meados dos anos 90, seu conceito era de uma grande teia de aranhas (web) que conectava a todos por cabos diretos, passando a impressão de algo organizado, orquestrado de forma racional e quadrada.

A selva digital

Passados mais de 30 anos de sua criação, a eterna rede agora de assemelha muito mais a uma selva, orgânica, descontrolada, com diferentes nuances e camadas mais sinistras, mas mesmo assim ainda um ecossistema interligado.

Lei da Sobrevivência

Como em qualquer treinamento militar de sobrevivência, a primeira coisa que se aprende é que devemos nos adaptar ao ambiente, conhecer o terreno, seus perigos e oportunidades. Na Selva, ser o maior nem sempre é ser o melhor. Fatores como conhecimento, eficiência e uso inteligente dos recursos são a chave para a evolução.

Good Morning Vietnam

É por conta de fatores como esses que os EUA, com todo o seu poder bélico não conseguiram vencer os Vietcongs, que se utilizaram de fatores como o elemento surpresa, agilidade, persistência, conhecimento do ambiente e a inovação para vencer cada batalha.

O que o marketing digital tem a ver com isso?

Nessa Selva Digital, como em um ecossistema natural, as regras do ambiente podem mudar repentinamente. Fogo, seca, muita chuva, e claro, a mãozinha do homem podem instaurar o caos onde reinava a paz. As mídias tradicionais lembram bem esse ambiente pacífico. As regras são claras, existe uma previsibilidade enfadonha. Mas quando chegaram as novas mídias tudo mudou. Regras e algorítimos estão em constante mudança e existem milhares de caminhos possíveis com resultados a serem comprovados. A criatividade e o conhecimento do ambiente dão vantagem a quem se atreve a entender o ecossistema.

Tendências para os próximos anos

Cada vez mais os dados se tornam a alma do negócio. Por meio de análise de diversas fontes de informação, é possível tomar decisões mais assertivas. Em um mundo onde a inteligência artificial vai ajudar a coletar essas informações de forma cada vez mais eficaz, precisamos nos preparar para lidar com essa enxurrada de material a ser analisado. Além disso teremos uma revolução na forma como vamos nos conectar ao mundo, com a intensificação da Internet das coisas. Com isso, o uso de Realidade Virtual e Realidade Aumentada está cada vez mais presente em nossas vidas.

Não é por acaso que algumas das profissões mais promissoras no momento estão ligadas à ciência de dados e Inteligência Artificial.

Outras Habilidades e competências necessárias para sobreviver na Selva Digital:

  • Agilidade e pensamento crítico
  • Conhecimento do ambiente para solucionar problemas complexos
  • Brechas do Sistema / Hacks de crescimento (Growth Hacking)
  • Criatividade para usar de forma inteligente dados e recursos
  • Flexibilidade e Inteligência Emocional para lidar com equipes
  • Multidisciplinaridade e utilização de Novas Mídias
  • Adaptação para negociar e tomar melhores decisões
  • Evolução – Entender o contexto e as pessoas visando o melhor

Simbiose

Criatividade é essencial para saber o que buscar e que ferramentas utilizar para transformar esse mundo de conhecimento em soluções inovadoras e alternativas sempre atualizadas com as novidades e mudanças do mercado. Por isso temos que encarar esses desafios da mesma forma que a natureza os enfrenta.

A relação com o cliente tem que ser biológica. Existe um termo da Biologia chamado Simbiose, no qual dois elementos vivos entram em uma parceria evolutiva em prol da sobrevivência. Nesse contexto, conhecer o cliente e o mercado de forma profunda é fundamental!

Utilizar de forma inteligente os recursos do cliente para atingir os objetivos traçados no menor tempo e com o menor investimento possível é a chave para a se manter atual em um ambiente tão competitivo. Afinal, saber sobreviver nessa selva digital é imprescindível!

Vem pra selva com a gente?

No Comments

Leave a Reply