Robots no Marketing

Chatbots e Marketing Conversacional: Entenda porque os robôs vão dominar o Marketing Digital

Era uma vez…

Desde a década de 80 que o domínio dos robôs já era tema de polêmicas, quando o lançamento de o “Exterminador do Futuro” apresentava a terrível Skynet comandando a raça humana por meio da tecnologia, desde o momento em que a Inteligência Artificial ultrapassou a nossa capacidade de tomar conta da própria vida.

Ficção a parte, hoje o tema, despido da apreensão inicial, já faz parte das nossas vidas, e isso é bom, pois tarefas repetitivas e enfadonhas como:

  • SAC
  • Telemarketing
  • Internet Banking
  • Agendamento de Consultas

Entre outras questões burocráticas serão gradualmente substituídas por automações que, além de programadas para serem sempre cordiais e manterem registros mensuráveis, ainda tem a vantagem de não falar no gerúndio!

Não tá fácil

Imagine a dificuldade que enfrentamos hoje quando se quer resolver um problema com uma empresa de telefonia, por exemplo. Ou de achar o e-mail com aquele documento que você precisa urgente, mas que provavelmente caiu na caixa de spam.

Além do mais, pense em como você se comunica com seus amigos, família e colegas de trabalho?  Hoje a maioria das pessoas se fala por aplicativos de mensagem, e é lá que você e sua marca tem que estar!

O cliente na palma da mão

Mas é no e-commerce que a grande revolução se mostra mais interessante. Grandes grupos como B2W e Magazine Luiza já fazem amplo uso dessas ferramentas conversacionais, inclusive recepcionando leads e indicando produtos, em uma solução que, aliada ao uso da Inteligência Artificial, em breve será mais eficaz do que um consultor pessoal.

Bom de papo

Os Robôs de conversação, ou famosos BOTs, nada mais são do que regras de programação que geram respostas, de acordo com a leitura do que é digitado no campo da pergunta, por exemplo: Caso a pessoa escreva algo relacionado ao SAC, rapidamente aciona uma uma regra que pode ser uma reposta de múltipla escolha, do tipo:

  • {QUERO DAR UMA SUGESTÃO}
  • {QUERO FAZER UMA RECLAMAÇÃO}
  • {NÃO RECEBI O MEU PRODUTO}

Além de contar com ferramentas como carrossel de produtos, envio de e-mail, preenchimento de formulário, download de arquivos, e tudo isso 24/7! É sensacional!

Conclusão

A partir da escolha de uma dessas opções, é gerada uma nova regra ou resposta que deve afunilar a conversa até o ponto em que seja necessária uma interação humana, a qual chamamos de “transbordo”, e essa interação também pode, e deve, ser mensurada, gerando uma infinidade de dados que podem dar insights preciosos sobre o que seus clientes estão buscando.

Para o Marketing digital isso é uma revolução! Automação é economia de tempo e recursos, que, num ambiente cada vez mais competitivo, se traduz em vantagem sobre a concorrência!

E aí? Pronto pra criar um robot para chamar de seu? Fala com a gente, somos especialistas em marketing conversacional!

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